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http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/1475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Silvia Marli Tavares | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Adenilda dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T18:30:50Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T18:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/1475 | - |
dc.description.abstract | O samba de roda era praticado nas senzalas como forma de amenizar o sofrimento vivenciado na escravidão e ainda está presente em vários momentos comemorativos das populações cuja influência da cultura africana e afrodescendente é sentida. Especialmente nas comemorações religiosas pertencentes ao catolicismo popular, com larga imbricação de tradições religiosas africanas, essa manifestação da cultura de um povo tem lugar e ressalta a constituição de redes de sociabilidades construídas a partir do labor cotidiano, da prática do auxílio mútuo, dos momentos festivos de um povo. O samba de roda é marca singular, presente e de forma diversificada marca a cultura dos múltiplos sujeitos do Recôncavo Baiano, vasto em sua produção cultural. As lutas e transformações sociais próprias do processo histórico que envolve as questões do povo negro e seus descendentes aqui no Brasil resinificam práticas e sentidos, dando nova cor ao tecido histórico e social. Sendo assim, a proposta deste estudo foi investigar a cultura e memória do samba de roda no povoado do Cachaço, distrito de Cunhangi, município de Jaguaripe-Ba (1970-1995). O objetivo geral consistiu em compreender a importância do samba de roda a partir dos relatos das vivências e práticas cotidianas das comunidades escolhidas. A partir das abordagens trazidas pela História Cultural foi possível adentrar no universo de homens e mulheres que expressam através de suas práticas as concepções de mundo, sentidos e significados que estes sujeitos atribuem ao seu viver. A metodologia apresentou uma abordagem de pesquisa qualitativa realizada a partir do estudo de campo. Como técnica de pesquisa foi utilizada a entrevista, associada à observação, atentando para os requisitos da História Oral. Foram utilizadas fontes orais e produções de memorialistas para a obtenção de dados, expressos através dos relatos de memórias. Os resultados apontam as modificações no âmbito do trabalho, Já que houve uma substituição dos mutirões e grupos de ajuda para as tarefas de plantio, colheita e na produção da farinha por atividades laborais individualizadas, onde cada família era responsável por sua produção. A introdução da energia elétrica na comunidade fora um dos fatores que ocasionaram significativas mudanças, uma vez que, novas formas de divertimento, como o uso da televisão e de aparelhos sonoros, resinificaram as formas de lazer e convívio daquela gente. | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Maria Milza | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Samba de Roda | pt_BR |
dc.title | Cultura e memória do samba de roda no povoado do Cachaço Distrito de Cunhangi (1970-1995) | pt_BR |
dc.contributor.referee | Rodrigues, Átila Conceição | pt_BR |
dc.contributor.referee | Santos, Hamilton Rodrigues dos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | UNIMAM - Trabalho de conclusão de curso |
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